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Arquitetos: Atelier FCJZ
- Área: 23929 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Fangfang Tian, Zhong Zhang
Arquitetura Comercial e Cultural. O Centro BMW é uma concessionária alojada em um volume singular. Esta proposta presta homenagem ao patrimônio arquitetônico de Jiangnan, China, tendo um pátio interno em seu núcleo, semelhante aos encontrados nas casas vernaculares da região. Cercado por uma escada que leva ao terraço, este pátio permite que os clientes admirem a paisagem enquanto exploram os carros exibidos no interior. As fachadas, tanto externas quanto internas, são compostas por tijolos brancos, uma interpretação dos materiais tradicionais, enquanto o branco é a cor característica da concessionária da BMW também.
Plantas Funcionais. A planta da edificação é disposta de maneira retangular simples, principalmente dividindo as zonas leste e oeste de acordo com os usos em todos os três níveis. No térreo, a seção oeste abriga a sala de exposição de carros, centro de vendas e recepção pós-venda, enquanto a seção leste acomoda oficinas de manutenção. No segundo andar, a área oeste abriga a sala de exposição de carros usados e escritórios pós-venda, com a seção leste designada para oficinas de manutenção; no terceiro andar, a parte oeste serve como escritórios do revendedor, enquanto o lado leste funciona como uma garagem. Uma rampa para carros está posicionada no lado leste integrada à parede externa.
Sistema Estrutural. O componente estrutural horizontal apresenta uma laje nervurada de concreto aparente, inspirada no teto da arquitetura tradicional chinesa. O módulo, medindo 1,35m × 1,35m, dialoga com malha de pilares de aço e painéis de vidro. A sala de exposição do térreo utiliza pilares de aço em forma de "V", com 8,1m, oferecendo um grande vão, bem como uma experiência espacial aberta e distinta. Para o segundo e terceiro andares, os pilares em "V" são transferidos para os de aço verticais, permitindo arranjos espaciais flexíveis adaptados às necessidades de oficina, garagem e escritório. Dentro do sistema estrutural, os beirais e vigas permanecem em concreto aparente, mostrando a estética natural e estrutural do projeto, enquanto destacam a durabilidade do material.
Pele do Edifício. A fachada do Centro BMW combina materiais modernos e técnicas de construção tradicionais, apresentando uma textura de ligação oca. Um sistema de pele de dupla é empregado. A camada externa é uma tela porosa feita de tijolos brancos instalados com um sistema de suspensão mecânica e inspirados na técnica de ligação de Jiangnan, bem como na arte de tijolos de terracota de Yixing. A porosidade do fechamento exterior em cada um dos três andares varia para acomodar a abertura necessária para seus propósitos específicos. Essa variação na fachada promove um jogo de luz e sombra no interior. Para a camada interna, a parede de vidro transparente serve não apenas como uma barreira climática, mas também como uma vitrine. A sinergia entre a pele de dupla camada e os materiais garante um equilíbrio dinâmico entre o conforto térmico interno e a circulação de ar fresco.
Paisagismo. Inspirado na casa-pátio chinesa, o paisagismo do Centro BMW impregna o espaço com uma rica camada através de uma organização tridimensional. Do espelho d'água no térreo, apresentando um lago de peixes dourados sob o reflexo de bambuzais, escadas em espiral sobem para o segundo andar e eventualmente para o terraço.
Estratégias de Eficiência Energética. O Centro BMW incorpora uma variedade de estratégias arquitetônicas de eficiência energética, comprometidas em expressar e manter os valores de conservação de energia e sustentabilidade ambiental da BMW: Iniciativas de economia de energia, água e materiais: integração entre design de interiores e arquitetura, bomba de calor de fonte terrestre, sistema de reciclagem de água para lavagem de carros, painéis fotovoltaicos e iluminação LED, etc. Iniciativas de conservação ambiental: sistema de coleta de águas pluviais, controle de poluição luminosa para cortina de vidro, etc.